Plantas Repelentes

O calor está aumentando na maior parte do Brasil e isso assanha os insetos. A dica de hoje é saber afastar os insetos de forma natural, usando plantas e não produtos químicos.
Há vários tipos de plantas que funcionam como repelentes. A lavanda ajuda a espantar os mosquitos, além de perfumar e embelezar os ambientes.  Plantar uma semente, regá-la, introduzir terra e acompanhar seu crescimento. Todas essas são práticas que os amantes de plantas adoram realizar - muitas vezes as encaram até como terapia. No entanto, certas plantas atraem insetos, que podem inibir o próprio crescimento dos vegetais ou trazer transtornos por causa de sua grande concentração e reprodução.
Uma possível solução passa pelo uso de pesticidas e repelentes, se não fosse o fato de que eles são nocivos não só para as plantas, mas para a saúde humana, pois contêm substâncias tóxicas. A melhor opção, mais saudável e ecológica, é criar plantas que repelem insetos em seu jardim, principalmente em locais com grande incidência de insetos. Dê uma olhada:
 
A citronela é outro excelente repelente natural contra mosquitos, principalmente os borrachudos e os pernilongos. Cuidado para não confundir com capim limão "capim santo"

O manjericão - o cheiro forte da planta afasta moscas e mosquitos;


A erva do gato  (Nepeta cataria)  afasta moscas e mosquitos, estimulante de felinos
Nome Científico: Nepeta sp
Nome Popular: Erva-de-gato, Menta-de-gato, Hortelã-de-gato, Hera-persa, Gatária, Bombocado-de-gato, Erva-gateira, Erva-gato, Erva-dos-gatos, Neveda-dos-gatos
Família: Lamiaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Europa, Ásia e África
Ciclo de Vida: Perene
O gênero Nepeta apresenta cerca de 250 espécies. As plantas deste gênero são conhecidas como erva-de-gato, devido ao efeito que provocam nos felinos. Essas plantas possuem uma substância ativa chamada Neptalactone que age como um feromônio, atraindo, relaxando ou estimulando a maioria dos felinos. As espécies mais cultivadas de Nepeta são a N. cataria (erva-de-gato verdadeira), a N. grandiflora (erva-de-gato gigante) e a N. faassenii (erva-de-gato ornamental).
As ervas-de-gato são plantas herbáceas, em sua maioria perene, com hastes fortes, eretas, ramificadas que medem cerca de 50 a 100 centímetros de altura. Apresentam folhas opostas, rugosas, de cor verde-acinzentadas e muito aromáticas. As inflorescências são terminais, em espiga, com numerosas flores bilabiadas, tubulares, azuis, brancas ou violáceas, que se formam na primavera e verão. A floração é bastante atrativa para as abelhas e borboletas.
A erva-de-gato é apropriada para o plantio isolado ou em grupos, formando maciços densos e bordaduras, ao longo de caminhos ou demarcando áreas. Ela é muito democrática e vai bem em diversos estilos de jardim, sendo muito popular nos de estilo "country" (jardim campestre ou de casa de campo), mediterrâneos, sensoriais e rochosos. Serve ainda como forração, sendo apropriada para taludes. A erva-de-gato tem um aspecto arredondado natural e apresenta baixa manutenção. Também pode ser plantada em vasos e jardineiras.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, leve, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Depois de bem estabelecida é tolerante a curtos períodos de estiagem. Não tolera encharcamento. Após a floração, deve-se podar abaixo das flores murchas, estimulando assim seu desenvolvimento. Apesar de perene, pode perder a beleza com o tempo, devendo ser replantada a cada 3 anos. Multiplica-se por sementes e por divisão da ramagem na primavera e verão.
Medicinal
* Indicações: cólicas abdominais, bronquite crônica, catarro bronquial, inflamações, febre, hidropsias, insônia, resfriados, tosse, dismenorréia.
* Propriedades: Analgésica, anticatarral, antiespasmódica, calmante, carminativa, emenagoga, estomáquica, expectorante, antitérmica, sedativa.
* Partes usadas: Folhas, flores e ramos.

Lavanda - além de ser uma planta que pode perfumar ambientes internos, devido ao seu cheiro adocicado, e decorá-los, por causa de sua beleza, a lavanda ajuda a espantar mosquitos;

Hortelã - basta plantar várias em torno do seu jardim que as formigas não vão mais incomodar suas plantas. Aproveite para ver aqui outra forma de se livrar das formigas em casa sem usar pesticidas;

Crisântemo - ajuda a manter baratas, percevejos, pulgas e carrapatos afastados;

Alecrim também repele os mosquitos e pode ajudar a manter gatos afastados de locais em que a presença deles seja indesejável, como numa caixa de areia destinada para o lazer de crianças. Basta colocar algumas folhas de alecrim no local - os gatos não gostam do cheiro.


Camellia sinensis - Chá verde

Chá verde

ResumoChá verde: é feito com a planta medicinal Camellia sinensis e é utilizado como estimulante, antioxidante e emagrecedor.  
NomesNome em português: Chá verdeNome latim: Camellia sinensis (L.)Nome inglês: green TeaNome francês: Thé vert 
Nome alemão: Grüner TeeNome italiano: tè verde
FamíliaTheaceae
Constituintes Taninos, flavonóides, cafeína.
Partes utilizadas
Folhas (rapidamente secas e enroladas, não fermentadas)
Efeitos Estimulante (cafeína), antioxidante (flavonóides,...), queimador de gordura, lipolítico.

Indicações
Contra a fadiga, contra os problemas cardiovasculares (colesterol,...), para emagrecer (como complemento a outras medidas), como auxílio em regimes, contra a celulite, também utilizada, às vezes, contra a queda de cabelos (não existem estudos que comprovem esse efeito), contra o mau hálito e como prevenção do câncer de próstata (segundo um estudo elaborado por pesquisadores japoneses, publicado no final de 2007, que diz que consumir de 5 a 6 xícaras de chá reduz pela metade o risco de desenvolver este câncer), diabetes tipo 2.
Efeitos secundários
Excitação excessiva, dificuldades para dormir (por causa da cafeína).

Contra-indicações
Desconhecemos

Interações
Desconhecemos
Preparações à base da planta Camellia sinensis
- Chá (verde)
Onde cresce a planta do chá verde?A planta do chá verde cresce principalmente em países quentes e úmidos (China, etc.).  
Observações
O chá verde é cada vez mais apreciado e consumido no ocidente. Para a perda de peso, estudos interessantes têm mostrado o valor do chá verde (forma de chá, não em cápsulas, tomando dois copos por dia) através de uma ação sobre a termogênese.
A termogênese é controlada pelo sistema nervoso simpático e aumenta o valor da energia basal, que pode oxidar mais gordura. O aumento da termogênese pelo chá verde, de acordo com este estudo Inglês, pode fazer a pessoa perder peso. Parece que os compostos ativos são: a cafeína e catequinas, componentes do chá verde.
Foto

Catuaba

Catuaba

Catuaba
Resumo
Catuaba: existem três gêneros de plantas que são conhecidas como Catuaba: Anemopaegma, Erythroxylum e Trichilia. São plantas encontradas no Brasil e que são conhecidas pelo seu poder afrodisíaco. Estudos mostram que o extrato de Catuaba pode ser usado contra doenças muito mais complexas. Confira nosso acervo completo.  

Nomes
Nomes em português: Catuaba, cataguá, chuchuhuasha, tatuaba, pau de reposta, caramuru, piratançara, angelim-rosa, catiguá, caramuru
Nome latim: Eriotheca candolleana , Erythroxylum vacciniifolium Martius, Erythroxylum catuaba , Anemopaegma mirandum, Trichilia catigua
Nome inglês: catuabaNome francês: Catuaba
Nome alemão: Catuaba
Nome italiano: catuaba
Família
Erythroxylaceae

Constituintes
Alcalóides, taninos, flavanoides e terpenos. Catuabina.
Partes utilizadas Casca e raiz(afrodisíaco).
Efeitos da catuaba
- Afrodisíaco e estimulante do sistema nervoso central (não há nenhum estudo que comprove, mas é popularmente conhecido).
Estudos comprovam os seguintes efeitos:

- Trichilia catigua: Aintinflamatório (inibição da fosfolipase A2), antidepressivo, analgésico, vasodilatador.

- Anemopaegma mirandum: antioxidante, citoprotetor

- Erythroxylum catuaba: inibição do vírus HIV, antibacteriano

Indicações da catuaba
 - Impotência sexual, tônico muscular e do sistema nervoso central, insônia, perda de memória, fadiga, nervosismo. (POPULARMENTE)

 Com indícios científicos: 
- Depressão, câncer de pele, infecções oportunistas em portadores do vírus HIV, proteção contra infecções bacterianas, Doença de Parkinson.

Efeitos secundários
Doses excessivas pode causar midríase e taquicardia. 

Contra-indicações
Seu uso deve ser evitado em mulheres grávidas, crianças pequenas e pessoas com glaucoma (pode aumentar a pressão ocular).

Interações e toxicidade
Não há nenhum caso reportado de interação medicamentosa ou toxicidade.
Preparações à base de catuaba
- Chás 
- Decoctos
- Tintura
- Mistura afrodisíaca : 20 gramas de raiz de Anemopaegma mirandum bem picada em uma garrafa de vinho, esta mistura é popularmente conhecida pelos seus poderes afrodisíacos.

Onde cresce a catuaba ?
Planalto central, Norte e Nordeste do Brasil: Amazonas, Para, Pernambuco, Bahia, Maranhão e Alagoas.

Quando colher a catuaba ?
-

Observações

Os índios Tupis, no Brasil, foram os primeiros a descobrir seu efeito afrodisíaco. Um estudo feito em 2003 no Japão mostrou que o extrato da casca da Catuaba tem um poder de inibição da atividade do vírus HIV. O que mostra um forte potencial do extrato de Catuaba contra infecções oportunistas em pacientes com HIV. Nos Estados Unidos, práticos e herbalistas recomendam essa planta praticamente para os mesmos fins que no Brasil.
 

Absinto

Absinto

absintoResumo
O absinto (losna) é uma planta medicinal que favorece a digestão e pode ser freqüentemente encontrada em forma de infusão ou decocção.
NomesNome em português: Absinto, losna
Nome binomial: Artemisiae absinthium L.
Nome francês: Absinthe, grande absinthe
Nome inglês: absinth, wormwood
Nome alemão: Wermut
Nome italiano: assenzio
Família
Asteraceae (Asteráceas)
Constituintes Óleo essencial, tuiona (substância tóxica que pode ser encontrada no álcool mas não nas infusões) substâncias  amargas, lactonas sesquiterpênicas, sílicio, flavonóides, taninos.
Partes utilizadas
Folhas ou sumidades floridas (partes aéreas ou flores).
Efeitos do absintoEstomáquico (contra as dores de estômago), amargo, antelmíntico (contra os helmintos ou os vermes), aromático (proporciona sabor), estimulante do apetite.
Indicações do absinto
Problemas digestivos não funcionais (acidez gástrica), distúrbios digestivos, anorexia (grâças ao efeito estimulante sobre o apetite), falta de apetite (para essas indicações, beba uma infusão de absinto 30 minutos antes da refeição)  flatulências, inchaços, anemia.

Efeitos secundários
Em função do teor em tuiona (constituinte tóxico do  absinto), determinadas preparações (por exemplo, do óleo essencial puro do absinto) ou de álcoois à base de absinto podem ser tóxicas, procure um especialista para se assegurar que o medicamento ou preparação que você utilizará tem um teor de tuiona controlado.

Contra-indicações

Gravidez, amamentação, leia a bula do medicamento.

Interações

Devido ao teor em taninos, interações são possíveis com sais de ferro, zinco ou chumbo, assim como com alcalóides, portanto, queira ler a bula antes de consumir um medicamento.
Preparações à base de absinto
- Infusão de absinto
- Tintura de absinto: A tintura de absinto pode ser encontrada em farmáciase é utilizada em gotas, que devem ser tomadas em um copo de água, cerca de 2 a 3 vezes ao dia. Se você estiver buscando um efeito tonificante, recomendamos uma dose de 10 a 30 gotas, ou ainda de 20 a 60 se quiser estimular a excreção biliar (fonte: Destinationsanté, França).
- Pó de absinto (como efeito vermífugo)
- (Bebidas alcóolicas à base de absinto)
absinto_ervasOnde cresce o absinto ?

O absinto cresce na Europa, Ásia e certas regiões da América do Norte e do Sul (Brasil). O absinto gosta de solos secos. Ele pode ser encontrado nas montanhas, por exemplo, nos alpes até 1400 m de altitude.
Quando colher o absinto ?

Segundo informações, o absinto (partes aéreas) é colhido no verão.
Observações

A planta do absinto também pode ser destilada para produzir álcool. Mais conhecida como "fada verde", é muito apreciada nas montanhas Jura da Suíça e da França. 


O absinto suscita muitas polêmicas,  pois dizem que ele pode gerar alucinações. Será que isso é um mito ou uma verdade científica?
De fato, a tuiona que encontramos neste álcool pode ser muito tóxica, se consumida em alta dose. Na Suíça, as autoridades finalmente legalizaram a comercialização do álcool de absinto, para  combater a concorrência estrangeira e o contrabando, principalmente nas montanhas Jura.
No entanto, na sua indicação para combater as dores de estômago, o absinto em forma de infusão funciona como um produto eficaz, que nós recomendamos. Observamos que a tuiona (produto ativo tóxico) não é encontrada nas infusões, por isso pode ser utilizada sem risco.
Notícias sobre o absinto

Absinto: para circulação e digestão

É claro que não devemos ressucitar a beberagem do L’Assommoir, que foi proíbido. Aqui o absinto não é um álcool, mas um pó obtido após dissecação ou uma tintura vendida em farmácia. No entanto, tanto um quanto o outro provêm do Artemisia absinthium, uma planta herbácea encontrada na região do Midi da França ou nas regiões temperadas, sobre todos os solos calcários e ensolarados.

Com seu belo caule reto que mede de 50 centimetros a um metro e suas flores amarelas bem estreitos, ele é facilmente reconhecível. Após a colheita, os caules são jogados fora, mas as flores e as folhas são  conservadas e secadas à sombra. Procure preservá-las da humidade pois senão todo o trabalho estará perdido.
Ricas em sílicio, em substâncias amargas, em flavonóides e em taninos, em seguida, elas são utilizadas para favorecer o funcionamento da vesícula biliar e como antisséptico das vias digestivas. É possível absorvê-las em infusões ( 1 a 2 colheres de café por copo de água, 2 a 3 vezes ao dia), em pó (como vermífugo) ou em tintura. Esta última está disponível em farmácias e é utilizada em gotas, a serem tomadas em um copo de água, 2 a 3 vezes ao dia. Se você estiver em busca de um efeito tonificante, recomendamos uma dose de 10 a 30 gotas a cada tomada, ou doses mais fortes (20 a 60 gotas) se você quiser estimular a excreção biliar.
Fotos do absinto
R

Alfazema

Alfazema

AlfazemaResumoAlfazema: planta medicinal utilizada em uso interno para tratar a ansiedade ou o nervosismo, e em uso externo para desinfetar os ferimentos leves. Ela pode ser encontrada em cápsulas ou líquido.

Nomes
Nome em português: Alfazema, lavandaNome binomial: Lavandula angustifolia Mill.
Nome inglês: lavender
Nome francês: Lavande, lavande vraie
Nome alemão: Lavendel
Nome italiano: lavanda
FamíliaLamiáceas
Constituintes Óleos essenciais de alfazema
Partes utilizadasFlores secas
Propriedades da alfazema Em uso interno:Calmante, leve sonífero (distúrbios do sono), ansiolítico
Em uso externo: Desinfetante, hiperemiante, antisséptico, antiinflamatório, antifúngico, antimicrobiano
Indicações da alfazema Em uso interno:
Ansiedade, nervosismo, distúrbios do sono, estresse
Em uso externo: Ferimentos leves, piolhos (essência para aplicar na nuca), acne

Efeitos secundários
Desconhecemos
Contra-indicações
Desconhecemos
InteraçõesDesconhecemos

Preparações à base de alfazema 






  •  Infusão de alfazema
UTILIZAÇÃO
Contra o estresse, ansiedade ou nervosismo.
 INGREDIENTES
Para um litro de infusão de alfazema:
 - 15 a 30 gramas de alfazema (lavanda).
 - 1 litro de água.
 PREPARAÇÃO
- Aqueça a água até ferver e adicione-a sobre a alfazema.
- Deixe a infusão descansar por dez minutos (para obter uma dose eficaz de ingredientes ativos).
POSOLOGIA
- Beba um copo três vezes ao dia, especialmente à noite para ter um bom sono.

  • Banho de lavanda

banho de lavandaUTILIZAÇÃO - USO
Para se descontrair, relaxar. Indicado por exemplo, contra o estresse.  
INGREDIENTES- Flores de lavanda (alfazema) secas
- Água

 




 

PREPARAÇÃO
1. Pese cerca de 60 gramas de flores de lavanda secas.
2. Macere a lavanda no fogo baixo em cerca de 1 litro de água, durante meia hora. Cubra com uma tampa. Deixe esfriar.  
3. Filtre a mistura
4. Adicione a mistura no banho.
E relaxe!
POSOLOGIA
- 
Tome o banho uma vez ao dia, por exemplo à noite, para relaxar e dormir melhor.

Observações- A alfazema é uma planta muito comum na França e no Midi (Provence,...), e muitos moradores dessa região a colhem e a distilam através de um aparelho, para  obter um óleo essencial. Ela também pode ser utilizada em infusão para os distúrbios do nervosismo e da ansiedade. 
- Esta planta tem um perfume extraodinário e pode ser utilizada para vários fins, experimente.
- O óleo essencial de lavanda é um bom óleo para tratar a acne. Este é o único óleo essencial que pode ser aplicado puro diretamente na pele, mas tenha cuidado com os olhos.
Basta aplicar diretamente sobre a acne uma vez por dia. Este óleo essencial desinfeta e ajuda a pele a cicatrizar. É aconselhável aplicar na hora de dormir, uma vez que a lavanda, além do cheiro bom pode causar sonolência.
Foto alfazema
 


Acerola

Acerola

acerolaResumo
A acerola é uma planta medicinal originária da América do Sul, muito rica em vitamina C, que exerce um efeito preventivo e curativo em caso de doenças infecciosas. Pode ser encontrada em comprimidos para ingerir, mastigar ou em solução bebível.




 

NomesNome em português: Acerola (cereja-das-antilhas, cereja-de-barbados)Nome latim: Malpigbia punicifolia
Nome inglês: acerola
Nome françês: Acérola, cerise des Barbades, cerise du Brésil
Nome alemão: Acerola
Nome taliano: acerola

FamíliaMalpighiaceae
Constituintes Vitamina C, vitamina A, vitamina B6, magnésio, ferro...
Partes utilizadas
Frutos

Efeitos da acerola Antioxidante (graças ao seu teor em vitamina C), estimulante em caso de doenças infecciosas, remineralizante. 
Indicações da acerolaNo tratamento e na prevenção de doenças infecciosas como a gripe (como complemento a outros tratamentos), a síndrome gripal, a angina  (como complemento a outros tratamentos), os resfriados, a astenia (fadiga), etc.
Os índios da Amazônia a utilizam contra a diarréia e os ditúrbios hepáticos [fonte: wikipedia France, out. 2009]
Efeitos secundáriosDesconhecemos

Contra-indicações Desconhecemos

InteraçõesDesconhecemos

Preparações à base de acerola- Comprimidos mastigáveis de acerola

- Cápsulas de acerola

- de acerola (ex. de posologia, tomar 1 colher de café de pó de acerola, 1 a 2 vezes ao dia)

- Soluções bebíveis à base de acerola

- Suco de acerola, consumido em todo o Brasil, em restaurantes, lanchonetes e bares, devido à sua alta concentração em vitamina C. Consumido também por índios da Amazônia.

Onde cresce a acerola?A acerola cresce principalmente na América do Sul, no Brasil. 

acerola sucoObservações interessantesA acerola é uma planta bastante popular na América do Sul, principalmente no Brasil. De fato, os frutos da acerola (cerejas) são muito ricos em vitamina C,  falamos em uma concentração de 10 a 30 vezes maior do que a contida na laranja! (fonte: wikipédia France
As virtudes da vitamina C são inúmeras e exercem um efeito bastante favorável na prevenção e no tratamento de diversas doenças infecciosas. Uma cura à base de acerola pode portanto, ser bastante benéfica, sobretudo no inverno, contra a gripe e a tosse.

Datas para plantio

Cada hortaliça possui características próprias quanto ao ciclo de vida, época preferencial de plantio, necessidade de água, exigências nutricionais. Por exemplo,  na época das chuvas muitas vezes temos problemas com encharcamento do solo, dificultando colheita de raízes e bulbos.
Existem bons calendários de plantio à disposição em livros de horticultura. Citaremos rapidamente um calendário de plantio: 

Mês

                                        Espécie

ano todo
abobrinha, acelga, agrião, alface, almeirão, berinjela, beterraba, cebolinhas, cenoura, chicória, couve manteiga, espinafre, feijão-vagem, jiló, milho, mostarda, pepino, rabanete, rúcula e salsa.  
 
Janeiro
semear alface, agrião, aipo, couve, rabanete, almeirão, nabo, beterraba, rúcula, chicória, espinafre, batata-doce, salsa e coentro em locais com clima ameno e chuvas leves. Em clima quente semear as culturas de ano todo.
 
Fevereiro
semear rabanete e alface, transplantar o que foi semeado em sementeira.  
 
Março
semear direto no canteiro cenoura, almeirão, salsa, alho, e nas sementeiras alface, chicória, espinafre, salsão, couve-flor, brócolis e repolho. Deve-se estar atento para seleção de variedades uma vez que as culturas semeadas nesta época se desenvolverão em clima de inverno.
 
Abril
semear direto no canteiro agrião, almeirão, beterraba, nabo, salsa, alho, rúcula, chicória, salsão, semear na sementeira , chicória, salsão, couve-flor, brócolis e repolho de inverno, e espinafre.  
 
Maio
semear nos canteiros rabanete, cenoura, almeirão, nabo, beterraba, rúcula, salsa, chicória, salsão, espinafre, couve-flor, brócolis, e repolho de inverno. Semear em sementeira alface.  
 
Junho
Plantio direto no canteiro de almeirão, cenoura, nabo, beterraba, rúcula, alho. Na sementeira chicória, agrião, couve-flor, brócolis e repolho de inverno.  
 
Julho
Semear nos canteiros almeirão, rúcula, alho. Na sementeira semeia-se  alface, rabanete, chicória, beterraba.
 
Agosto
Começa-se a selecionar variedades de verão para as que podem ser plantadas o ano todo, de acordo com o clima local. Em sementeira plantar jiló, berinjela, pimenta, pimentão, tomate
 
Setembro
semear alface, rabanete, cenoura, couve-flor, brócolis. Continua plantio de jiló, berinjela, pimenta, pimentão, tomate e ainda abobrinha, feijão de vagem, pepino, maxixe, salsa e coentro.
 
Outubro
semear cenoura, couve-flor, brócolis, repolho, pimentão, tomate, berinjela, jiló, abobrinha, feijão de vagem, pepino, maxixe, mandioquinha, salsa, batata-doce, coentro.  
 
Novembro
semear alface, rabanete, cenoura, brócolis, repolho, couve-flor, batata-doce, coentro.
 
Dezembro
semear abobrinha, feijão de vagem, pepino, cenoura e repolho.