O calor está aumentando na maior parte do Brasil e isso assanha os insetos. A dica de hoje é saber afastar os insetos de forma natural, usando plantas e não produtos químicos.
Há vários tipos de plantas que funcionam como repelentes. A lavanda ajuda a espantar os mosquitos, além de perfumar e embelezar os ambientes. Plantar uma semente, regá-la, introduzir terra e acompanhar seu crescimento. Todas essas são práticas que
os amantes de plantas adoram realizar - muitas vezes as encaram até
como terapia. No entanto, certas plantas atraem insetos, que podem
inibir o próprio crescimento dos vegetais ou trazer transtornos por
causa de sua grande concentração e reprodução.
Uma possível solução passa
pelo uso de pesticidas e repelentes, se não fosse o fato de que eles
são nocivos não só para as plantas, mas para a saúde humana, pois contêm
substâncias tóxicas. A melhor opção, mais saudável e ecológica, é criar
plantas que repelem insetos em seu jardim, principalmente em locais com
grande incidência de insetos. Dê uma olhada:
A citronela é outro excelente repelente natural contra mosquitos, principalmente os borrachudos e os pernilongos. Cuidado para não confundir com capim limão "capim santo"
O manjericão - o cheiro forte da planta afasta moscas e mosquitos;
A erva do gato (Nepeta cataria) afasta moscas e mosquitos, estimulante de felinos
Nome Científico: Nepeta sp
Nome Popular:
Erva-de-gato, Menta-de-gato, Hortelã-de-gato, Hera-persa, Gatária,
Bombocado-de-gato, Erva-gateira, Erva-gato, Erva-dos-gatos,
Neveda-dos-gatos
Família: Lamiaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Europa, Ásia e África
Ciclo de Vida: Perene
O gênero Nepeta
apresenta cerca de 250 espécies. As plantas deste gênero são conhecidas
como erva-de-gato, devido ao efeito que provocam nos felinos. Essas
plantas possuem uma substância ativa chamada Neptalactone que age como um feromônio, atraindo, relaxando ou estimulando a maioria dos felinos. As espécies mais cultivadas de Nepeta são a N. cataria (erva-de-gato verdadeira), a N. grandiflora (erva-de-gato gigante) e a N. faassenii (erva-de-gato ornamental).As ervas-de-gato são plantas herbáceas, em sua maioria perene, com hastes fortes, eretas, ramificadas que medem cerca de 50 a 100 centímetros de altura. Apresentam folhas opostas, rugosas, de cor verde-acinzentadas e muito aromáticas. As inflorescências são terminais, em espiga, com numerosas flores bilabiadas, tubulares, azuis, brancas ou violáceas, que se formam na primavera e verão. A floração é bastante atrativa para as abelhas e borboletas.
A erva-de-gato é apropriada para o plantio isolado ou em grupos, formando maciços densos e bordaduras, ao longo de caminhos ou demarcando áreas. Ela é muito democrática e vai bem em diversos estilos de jardim, sendo muito popular nos de estilo "country" (jardim campestre ou de casa de campo), mediterrâneos, sensoriais e rochosos. Serve ainda como forração, sendo apropriada para taludes. A erva-de-gato tem um aspecto arredondado natural e apresenta baixa manutenção. Também pode ser plantada em vasos e jardineiras.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, leve, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Depois de bem estabelecida é tolerante a curtos períodos de estiagem. Não tolera encharcamento. Após a floração, deve-se podar abaixo das flores murchas, estimulando assim seu desenvolvimento. Apesar de perene, pode perder a beleza com o tempo, devendo ser replantada a cada 3 anos. Multiplica-se por sementes e por divisão da ramagem na primavera e verão.
Medicinal
* Indicações:
cólicas abdominais, bronquite crônica, catarro bronquial, inflamações,
febre, hidropsias, insônia, resfriados, tosse, dismenorréia.
* Propriedades: Analgésica, anticatarral, antiespasmódica, calmante, carminativa, emenagoga, estomáquica, expectorante, antitérmica, sedativa.
* Partes usadas: Folhas, flores e ramos.
Lavanda - além de ser uma planta que pode perfumar ambientes internos, devido ao seu cheiro adocicado, e decorá-los, por causa de sua beleza, a lavanda ajuda a espantar mosquitos;
Hortelã - basta
plantar várias em torno do seu jardim que as formigas não vão mais
incomodar suas plantas. Aproveite para ver aqui outra forma de se livrar
das formigas em casa sem usar pesticidas;
Crisântemo - ajuda a manter baratas, percevejos, pulgas e carrapatos afastados;
Alecrim - também
repele os mosquitos e pode ajudar a manter gatos afastados de locais em
que a presença deles seja indesejável, como numa caixa de areia destinada para o lazer de crianças. Basta colocar algumas folhas de alecrim no local - os gatos não gostam do cheiro.