Noz-moscada

Noz-moscada – Benefícios desta semente e seu chá

Não é a toa que as especiarias sempre foram tão bem vistas do Oriente. Segundo o Livro dos Alimentos, consumir uma noz-moscada inteira ou 5 g do seu pó pode produzir efeitos de intoxicação como descontrole motor, alucinações auditivas e visuais.
Com seu cheiro marcante, esse tempero traz diversos benefícios para a saúde. Confira cinco deles divulgados pela revista “Health”.
1. Curativo antiinflamatório
Sabe aquela espinha inflamada? Misture um pouco de leite com noz-moscada até formar uma pasta, então aplique-o no local. Seus efeitos antiinflamatório irão ajudar a reduzir a vermelhidão e o inchaço.

2. Diminuiu a barriga
Polvilhe um pouco de noz-moscada em cima do seu cereal matinal. Segundo especialistas, ele pode ajudar a regular o trato gastrointestinal.

3. Ajuda a dormir
Você sofre de insônia? Beba um copo de leite morno com uma pitada de noz moscada. Pronto, você tem o cocktail perfeito para induzir o sono, diz Micahel Murray, co-autor de The Encyclopedia of Healing Foods.

4. Alivia dor de dente
Óleo de noz-moscada na gengiva pode ajudar a reduzir as dores de dentes e gengivas doloridas, dizem os especialistas.

5. Esquenta o clima na cama
Ainda há pouca pesquisa sobre o assunto, mas terapeutas sexuais recomendam adicionar a noz-moscada em pratos que for cozinhar para aumentar o desejo sexual. Tente adicioná-lo aos espinafres, principalmente.

No Brasil a noz-moscada não é tão usada nos pratos do dia-a-dia, mas em todo o Oriente a especiaria é uma das mais utilizadas nos pratos cotidianos, mesmo que em pequenas porções.
Noz-moscada - Benefícios desta semente e seu chá

Vários benefícios à saúde vêm agregados ao consumo da noz-moscada que é ingerida pelos indianos até em forma de chá, mas deve-se ter cuidado com as medidas, pois ingerir uma noz-moscada inteira pode causar intoxicação e chega a causar alucinações até mesmo em adultos.

O que é essa especiaria?

A noz-moscada, de nome científico Myristica Fragrans, é uma semente que é encontrada dentro dos frutos da árvore Moscadeira, que pode atingir 20 metros de altura quando chega ao pleno desenvolvimento.
A especiaria tem um cheiro forte e sabor bem específico e é geralmente usada em pratos quentes, molhos e saladas. É conhecida também o seu consumo por meio da infusão, na Índia essa é a maneira mais comum de consumir noz-moscada e de ter acesso a todas as propriedades medicinais contidas nela. O chá é muito fácil de fazer:
  1. Coloque um litro de água em uma panela e leve-a ao fogo.
  2. Quando a água estiver fervendo desligue o fofo e acrescente meia colher de café de noz-moscada ralada, ou ¼ de uma noz-moscada.
  3. Tampe a panela e deixe a mistura abafada por cerca de 10 minutos.
*Aconselha-se o consumo de apenas uma xícara de chá de noz-moscada por dia.
Este chá pode ajudar nos seguintes casos:
  • asma;
  • cólicas intestinais e de estômago;
  • arrotos;
  • flatulências;
  • fraqueza de estômago;
  • soluço;
  • estimulante cerebral;
  • adstringente;
  • fortificante;
  • dores reumáticas;
  • inflamações.

Outros benefícios da semente

A noz-moscada tem propriedades que evitam o desenvolvimento de processos inflamatórios e ajudam você a ter um sono tranquilo, uma boa dica é tomar um copo de leite com uma pitada de noz-moscada antes de ir pra cama.
Se você combinar atividades físicas e hábitos alimentares saudáveis e ingerir noz-moscada o emagrecimento pode chegar mais rápido, é que a especiaria possui a capacidade de ajudar a regular o trato gastrointestinal.
Apesar de não serem conhecidos resultados científicos sobre relação da noz-moscada com a vida sexual de quem a consome, ela continua sendo um dos alimentos mais indicados para esquentar a vida à dois.
Aplicar o óleo desta semente nas gengivas é também um ótimo remédio contra as dores na área e nos dentes.

Contraindicações da noz-moscada

Estudos recentes mostram que a noz-moscada tem propriedades abortivas, por isso não deve ser consumida por gestantes. Mas não são só as mulheres grávidas que devem ter cuidado, ingerir uma noz-moscada inteira ou cinco gramas dela ralada causa alucinações visuais e auditivas até em homens adultos, além de provocar descontrole motor.

0 comentários:

Postar um comentário