Dieta dos chás
Nos dias de inverno, passamos a trocar as saladas e alimentos saudáveis por comidas mais quentes e calóricas, mas isso pode trazer resultados negativos e desestimulantes. Uma boa solução para esse problema é a dieta dos chás.Dieta do chá das três ervas
Excelente para aquecer seu corpo no inverno, o chá das três ervas ajuda a confortar o estômago e eliminar peso e medidas. Consuma três a quatro xícaras de chá de cada uma das ervas: termogênicas, desintoxicantes e diuréticas. É importante, no entanto, manter uma dieta equilibrada e com poucas calorias para obter melhores resultados. Para que você possa preparar os chás, separamos em uma lista as ervas de cada tipo que podem ser usadas.
Foto: Reprodução
Termogênicas
As ervas termogênicas possuem efeito queima gordura com a aceleração do metabolismo, ou seja, fazem com que ele funcione mais rapidamente aumentando a queima das calorias e gorduras.- Boldo, carqueja, chás verde, branco e vermelho, casca de laranja amarga, fucus, guaçatonga, hibisco e salsaparrilha.
Desintoxicantes
As ervas desintoxicantes ajudam a capturar, e eliminar por meio da urina, a gordura e as toxinas que sobram do processo metabólico, substâncias que atrapalham o funcionamento do sistema linfático.- Alecrim, bardana, camomila, capim-cidreira, cardo-santo, centelha, coentro, dente-de-leão, erva doce, espinheira-santa, hortelã e sálvia.
Diuréticas
Com ação favorecedora do trabalho dos rins na filtragem da linfa, que é o líquido pelo qual as impurezas saem do organismo, as ervas diuréticas facilitam a eliminação das toxinas da urina e combatem o inchaço.- Alfafa, borragem, cabelo de milho, cavalinha, quebra-pedra e sete sangrias.
Calmantes
As ervas calmantes agem no sistema nervoso central, diminuindo a ansiedade, que pode ser responsável pela compulsão por comida.- Alecrim, hortelã, capim-limão, camomila, melissa, jasmim, mulungu e aniz.
Como consumir?
Caso você opte por fazer combinações entre as ervas, fique atento às que se complementam, e não se anulam. Confira algumas sugestões de misturas que potencializam os efeitos das ervas.-
Chá branco com hibisco e cereja
-
Chá de dente-de-leão com centelha e alfafa
-
Chá verde com boldo e cavalinha
-
Chá de carqueja com centelha e cavalinha
-
Chá de dente-de-leão com chá verde e hibisco
Como preparar?
Todos os chás citados acima devem ser preparados seguindo a receita:Coloque uma colher de sopa de cada uma das ervas – exceto quando houver chá verde, esse deve ser usado em uma quantidade menor, de apenas uma colher de sobremesa – em um recipiente. Em outro recipiente, coloque um litro de água e leve ao fogo até ferver. Em seguida desligue e jogue sobre as folhas e deixe descansar tampada por dez minutos, e consuma sempre nos intervalos das refeições.
0 comentários:
Postar um comentário